Veja o que é importante ter em mente. Confira:
Não tem segredinhos nem atalhos. É preciso se esforçar e perseverar para alcançar o seu público nas redes sociais.
O retorno não é a curto prazo. Não se engane. Os resultados vão aparecer depois de 3 meses no mínimo, ou mais.
Não adianta deixar tudo nas mãos do terceirizado. Só você conhece melhor do seu negócio e precisa acompanhar e apoiar nas decisões.
Entenda sobre a terceirização da gestão de suas redes sociais.
No mercado de gestão de redes sociais os valores variam dependendo do que será realizado. Existem os que cobram pela consultoria, pela quantidade de postagens, pelas configurações das redes e gerencimento de investimentos. O orçamento e serviço que melhor se encaixar com o que procura deve ser bem pesquisado. Em sua maioria os valores variam pela quantidade de postagens que deseja realizar por mês e pela quantidade de redes sociais a serem gerenciadas.
É importante acompanhar todo o processo e influenciar nas tomadas de decisões como em campanhas, sorteios, formas de abordagem, definição do público-alvo e mais.
É sempre muito importante ressaltar que investir em gestão de rede social é investir a longo prazo.
Diferentemente de investimentos em Google Ads (Adwords), nas redes sociais você é responsável por atrair o seu "futuro cliente" (ou Lead). Para que atraia seu público e para que este público esteja bem engajado em suas publicações é preciso muito esforço orgânico (sem investir em posts patrocinados) e pago (investimento em posts patrocinados). Normalmente o retorno sobre o investimento (ROI) se dá após um período de 3 meses. Em alguns tipos de negócios após 6 meses. Outros só após 1 ano.
Imagine que o Facebook (ou Instagram) impulsiona a sua publicação para pessoas que possuem cadastrados na plataforma e que atendem ao perfil que configurou na hora de patrocinar o post. Estas pessoas vão poder visualizar sua propaganda e assim ter maior probabilidade de se engajarem e comprarem o que for vendido. Esta é uma forma de ter maior alcance com menor esforço.
Já o trabalho orgânico é feito através de postagens diárias nas redes sociais, em grupos, em outras redes sociais que contenham seu público-alvo. Neste tipo de trabalho o retorno é demorado, o esforço e constância deve ser maior para que haja um bom alcance de pessoas interessadas.
É essencial conciliar as duas práticas para alcançar o retorno sobre o investimento em um prazo aceitável.